sábado, julho 01, 2006

Cuidado com os blogs

The image “http://www.psicologia.org.br/internacional/fig/quadro_3.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Desejo fazer aqui um alerta a todos os bloggers para os riscos que correm ao colocar problemas pessoais nos blogs. Os blogs são públicos e nem sempre acedidos por pessoas com as melhores intenções. Mesmo que se use o anonimato, quando as questões pessoais são delicadas facilmente se chega à identificação dos autores, ou porque estes facilitam ou porque outros conseguem estratégias, aparentemente inocentes, de alcançarem a sua identidade.

Para além disto, os comentários podem ser determinantes naquilo que as pessoas mais frágeis decidem, e, muitas vezes são feitos sem fundamentos válidos – sendo apenas opiniões pessoais – ou, pior ainda, tendo outro tipo de intenções menos convenientes.

Quando alguém pede ajuda ou qualquer tipo de aconselhamento através de um blog – e tenho visto vários casos (para emagrecer, porque se está “deprimido”, porque o parceiro acabou a relação, etc.) deve ter em conta que aqueles que respondem podem não ter conhecimentos adequados a dar apoio ou não ter intenções de o fazer ainda que tal manifestem.

Como psicólogo aceito que me acusem de “puxar a brasa à minha sardinha” mas sinto-me na obrigação de fazer este alerta porque sei que esta realidade pode trazer consequências muito desagradáveis para as pessoas menos protegidas.

Ainda que muitas vezes se considere que uma ida a um psicólogo é apenas “pagar para conversar” devo aqui dizer que isso não é verdade. Quando o serviço de psicologia é sério – e tem de ser sempre sério – a aparente conversa não é apenas “conversa”! É “conversa” com fundamentos científicos, planeada, estruturada, e que se direcciona para objectivos estabelecidos com critérios rigorosos, terapêuticos ou não. É um tipo de “conversa” com técnicas que só os psicólogos sabem estabelecer (devido ao seu profissionalismo, com confidencialidade e demais regras deontológicas) e que nenhuma pessoa, familiar, amigo, confidente, ou comentador de blog, pode substituir.

5 Comments:

Blogger desalinhada said...

Penso que exageras um bocadinho qdo dizes que "Desejo fazer aqui um alerta a todos os bloggers para os riscos que correm ao colocar problemas pessoais nos blogs."

É certo que há muita gente com más intenções sim mas não creio que lá pelo facto de expressarmos a nossa mágoa ou tristeza por um acontecimento menos bom da nossa vida possamos correr riscos apenas pelos comentários das pessoas.
Escrevo no meu blog muitas coisas acerca da minha vida, problemas meus... E quem comenta, os meus amigos, não têm qualquer intenção de me fazer mal com as suas palavras, que por sinal são sempre tão positivas. Digo até que me sinto muito bem em escrever, faz-me sempre muito bem deixando-me bastante aliviada.
Mas isso claro, são opiniões.
Também quero seguir Psicologia, estou no 1º ano lol :) Por isso estou a gostar bastante de conhecer o teu blog.
bjs

11:38  
Anonymous Anónimo said...

Patrícia, o meu blog está ainda a nascer...
O problema é que as pessoas quando estão tristes ficam muito vulneráveis... E há comentários muito desagradáveis, que já levaram pessoas a encerrar os blogs e a coisas piores.
Eu sei que escrever faz bem, mas tens sorte em teres só amigos a comentar e com comentários positivos.
Desejo-te as maiores na Psicologia!
Se precisares de alguma coisa... Mas nunca confies muito em quem não conheces, como eu. Força!

00:21  
Blogger lidia said...

Pois mas parece que para este lado os comentarios não sao positivos.

12:24  
Blogger Maria said...

EXACTAMENTE "CONFIA, DESCONFIANDO".
Por esperiência própria, quem eu considerava verdadeiros amigos foram os que nas alturas que eu mais precisava me viraram as costas. E quem faz uma pode fazer outras coisas mais.
Sou muito nova ainda tenho 33 anos a caminho dos 34 agora para o mes que vêm, divorciada à 4 anos com m filho de 8 anos e nunca na minha vida pensei passar pelo que passei. Consequencias do divórcio com filho pelo meio, terapias familiares para o bem do meu filho e no meio de tanto desgaste psicologico achei por vontade própria necessitava da ajuda a mim mesma mas de uma pessoa especializada e não dos "amigos", resolvi falar mesmo com uma psiquiatra da qual constatou que eu estava emocionalmente de rastos o que precisava atenpadamente de me tratar. Levei 3 anos a antidepressivos, dos auqis preferia não os ter de tomar, mas felizmente e com muita fora de vontade de seguir com a minha vida em frente, hoje sinto-me feliz, bem e vivo um dia de cada vez. Mas que isto tudo serviu-me para crescer muito lá isto serviu, esperiências que se passa desagradáveis mas que podemos tira grandes lições para o futuro. acima de tudo acho que a nossa auto-confiança e optimismo nos ajuda e muito.

11:01  
Anonymous Anónimo said...

Sim, provavelmente por isso e

23:51  

Enviar um comentário

<< Home