segunda-feira, julho 10, 2006

Com que direito?

Photobucket - Video and Image Hosting

"Minha filha, ontem fez 6 meses que nasceste... 6 meses de saudades, de porquês... sem nunca te termos sentimos a tua falta... espero que tenhas gostado da prenda que te demos... nada mais está ao nosso alcance, bebé... nada mais podemos fazer!!! Hoje a Mãe tem uma reunião pertinho do teu "berço"... hoje vou voltar a visitar-te, sozinha finalmente! Hoje vou poder chorar à vontade pertinho de ti, querida!"

Com que direito publicamos nos blogs tudo o que se passa com eles? As suas fotos? As sua birras? Os seus sorrisos?

Com que direito expomos as suas vidas, que, por muito curtas que sejam, têm direito à privacidade?

Com que direito todos podem saber tudo deles, até ao mais íntimo pormenor, e tudo podem copiar, e usar?

Com que direito eu copiei a imagem do Mateus e o texto da Mónica para ilustrar este post?

8 Comments:

Blogger andreia said...

ola
sinceramente nao entendi muito bem o que comentaste sobre "mais fotos com adultos" isso era uma questao ou uma afiramaçao?
quanto a este teu post, tens razao no que dizes nao temos direito de expor os nossos filhos e falar da vida deles, mas é uma forma de recordarmos tudo o que se vai passando na vida deles, eu nao me arrependo de estar a escrever sobre ela pois a cada passo vou lá e leio sempre que tenho saudades.
As outras pessoas nao tem direito de nos tirar nada do blog, por isso existe muitas formas de dificultar a vida, eu por exemplo tenho tudo protegido, sei que nao e seguro a 100% mas e melhor que nada, nao tiro fotos dela nua nem nada disso por isso em 90% estou descansada.
por vezes pode custar a muita gente perceber isto, mas por vezes tb nos nao percebemos essas pessoas noutras coisas que fazem, nao sei se me fiz entender.
jinhos grandes
andreia

08:09  
Blogger Susana said...

Olá

Vim aqui ter atraves de outro blog. Pois ai tá uma coisa que não é facil de responder porque por um lado tem razão mas por outro não vejo mal nenhum.

Neste momento ando a substituir todas as fotos que postei do meu filho por umas com filtro e a partir de agora só tiro de costas ou de maneira que não dê para ver o rosto, tambem nunca disse a ninguem para onde ia, apenas conto quando chego.

O seu blog é interessante e com o tempo vou gostar de o ler porque é sempre bom ouvir a opnião de um psicologo, mas entrando na sua maneira de pensar quem nos garante a nós que você é de facto um psicologo?? Não me leve a mal por amor de Deus, mas podia ser uma daquelas pessoas que nós tanto receamos, os pedofilos.

Já agora diga-me lá, é fã dos sims?? É que eu adoro do coração e sou fã, tambem já fiz um post onde mostrei uma boneca que criei com skins sacados de um site.

Muito boa noite :)

23:37  
Anonymous Anónimo said...

Nunca vi tanta preocupação com os blogs dos outros, com as fotos, com o que escrevemos...

Sinceramente não percebo qual o vosso problema...

09:43  
Blogger Maria said...

Agradeço o comentário no meu blog.
Gostei muito de ficar a conhecer este, e tem toda a razão no que escreve.
Tudo tem o seu limite e o seu tempo.
Um Abraço
Maria

09:47  
Blogger Princesas Ervilhinhas said...

Com que direito passeamos com eles na rua?

Com que direito um desconhecido nos pergunta o nome dele(a)?

É preciso cuidado, SIM! Mas, com a devida cautela, acho os (baby)blogs muito uteis!

Carla

10:54  
Blogger Licas said...

Já fiz várias vezes essa pergunta a minha mesma...se tenho direito de o fazer.

15:08  
Anonymous Anónimo said...

Blogs, Bebés e Direitos da Criança

Agora que está tão em voga o Plano Tecnológico do nosso Governo, em que todos os dias novas medidas no campo da tecnologia e informática são anunciadas, deveria ser pensado que consequências tais facilidades desse novo, e maravilhoso, mundo virtual, podem advir.

Proliferam aos milhares os blogs de pais babados, que desde o dia da concepção até… – não se sabe quando (provavelmente até ao dia em que os seus filhos cresçam e os condenem por tal) – publicam tudo o que se passa com eles – relatos, fotos, vídeos, o que fazem e o que não fazem, sorrisos e birras, alegrias e tropelias, a vida [e até a morte] – como se de troféus se tratasse. Porque não está ali qualquer acção originária dos bebés e crianças, mas apenas as ideias e opções dos seus pais, muitas vezes escondidas no anonimato, ou sob pseudónimos ou identidades falsas.

As imagens e as mensagens que passam em cada “post”, essas sim, são reais, bem expressivas das realidades de cada criança, quase sempre publicadas sem qualquer companhia, e responsabilização, adulta. E podem ser copiadas, usadas e abusadas por qualquer outra pessoa com qualquer outro tipo de intenções.

A Declaração Universal dos Direitos da Criança, no seu artigo 16º diz que a criança tem direito à Privacidade, à Honra e à Reputação.

Não estarão a ser violados os direitos das crianças, pelos próprios pais e familiares, nestas novas publicações?

Gostariam os pais destas crianças de verem os seus primeiros anos de vida expostos a quem tal desejasse?

Estarão os pais destas crianças dispostos a “apagar” estes blogs quando as suas crianças crescerem e assim o desejarem, depois da rede de relações – virtuais – que se criam durante anos de publicação?

Como vão eles um dia dizer aos seus filhos, já com ideias próprias, que todos têm, ou tiveram, acesso a toda a vida deles, desde que foram gerados?

Gostamos todos de recordar vidas cheias de sucessos, mas também todos gostamos de esquecer vidas menos bem sucedidas. E quantos destes blogs publicam essas vidas!

Quem defende estas crianças?!...

11:37  
Anonymous Anónimo said...

Este é um comentário ao comentário da Mamã Pintainho: O meu post justifica-se exactamente pela sua dúvida. Eu podia muito bem ser um pedófilo, e muitos destes blogs com crianças teriam tudo para me satisfazer! Por isso é que eu questiono a sua existência!

12:09  

Enviar um comentário

<< Home