sexta-feira, outubro 20, 2006

Aborto Legalizado

The image “http://wp.macmarquez.cl/wp-content/uploads/2006/05/Carola%201.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.img de:
A Assembleia da Republica aprovou a realização de um novo referendo sobre o aborto, que aguarda agora a marcação da data pelo Presidente da Republica.

Terão que votar mais de 50% dos portugueses para o resultado do mesmo ser vinculativo, quer seja vencedor o Sim ou o Não à despenalização. No entanto, tudo indica que, ainda que o Não vença este referendo, o Governo legislará posteriormente a favor da despenalização, tal é a acção das forças que a promovem.

O referendo é desta forma apenas uma possibilidade de legitimar uma legislação que acabará por acontecer, e principalmente um desperdício do erário público, de tempo e de energias que poderiam ser utilizadas de forma mais positiva no desenvolvimento do país.

No entanto poderá, isso sim, ajudar a que o assunto seja debatido de forma a que as mulheres que engravidam sem querer - e os homens, que as engravidam também sem querer - comecem a pensar na importância da prevenção da gravidez, num melhor planeamento familiar, relacional e sexual, e que ganhem mais auto-domínio para responderem de forma menos instintiva e irresponsável aos desejos sexuais próprios e dos outros.

Pois se se assume que nenhuma mulher faz um aborto porque quer, também nenhuma dessas mulheres engravidou porque quis, e a contracepção é uma possibilidade acessível a todos desde que sejam responsáveis, e esclarecidos e apoiados, quer pelos pares, quer pelo estado.

O dinheiro que se vai utilizar na realização do referendo seria muito mais bem utilizado na prevenção, esclarecimento e ajuda das classes mais desprotegidas, que, afinal, é para elas que a despenalização é importante.

4 Comments:

Blogger Patricia said...

Eu sou a favor da despenalização do aborto.

15:25  
Anonymous Anónimo said...

O problema do referendo é ser só "por opção da mulher"!...

11:51  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito aberrante pensar que temos direito de tirar a vida de um ser humano porque algumas pessoas não o aceitam como ser humano.
Muito triste :(

16:57  
Anonymous Anónimo said...

para kem n sabe..o coração do bebé começa a bater aos 24 dias e kdo é feito o oborto o corpo (feto) é sugado por um aspeirador e a cabeça é esmagada por outro utensilio pk n passa no dito aspirador. e mais..o feto tenta fugir e contorse-se em contacto com o corpo estranho k o ameaça..só para saberem a desumaninade que é o aborto..ao que parece um bebé só é considerado ser humano kdo nasce..kem o defende é para mim igmorante. a mulher tem direito de escolher se tem sexo ou n, se usa métodos contaceptivos ou n mas n tem o direito d matar uma vida que supostamente devia proteger.

13:56  

Enviar um comentário

<< Home