terça-feira, setembro 19, 2006

Novo Ano Escolar

Acaba de se iniciar o novo ano escolar. O início deste novo ano ficará assinalado, entre outras razões, pelo alargamento do horário escolar para os alunos do ensino básico e pela integração de actividades extracurriculares, como o inglês, educação física e expressão musical ou artes plásticas.

Este é um sinal de que o governo está a investir no enriquecimento e crescimento saudável das nossas crianças.

Esperamos que esta aposta não termine por aqui! Todos sabemos quão decisivos são para o futuro de uma pessoa os primeiros anos de vida. Assim, esperamos que numa próxima aposta, o governo decida também integrar em todas as escolas possíveis o apoio psicológico.

Muitas crianças só têm acesso a determinados meios quando integrados no circuito escolar, sendo a escola – quando devia ser a família – a diagnosticar os primeiros problemas infantis, nas mais variadas vertentes, entre eles, os problemas psicológicos.

Estes problemas são complexos e integram a pessoa no seu todo, logo, não se solucionam facilmente uma vez arreigados na pessoa, pelo que um diagnóstico precoce é determinante na sua cura.

A prevenção destes problemas é outro aspecto que seria importante trabalhar, eventualmente mais que algumas das actividades extracurriculares agora incluídas, nomeadamente para as crianças mais desfavorecidas.

Se cada criança pudesse ser apoiada psicologicamente nos seus primeiros anos de ingresso no sistema escolar, certamente evitar-se-iam muitos problemas no presente e no futuro dessas crianças!