Sorriso cura Depressão
Todos sabemos que as emoções são contagiáveis e que as expressões das mesmas estão relacionadas com sentimentos mais profundos que caracterizam as vivências de cada ser humano.
Se um adepto vê o seu clube vencer, sente-se feliz, e essa felicidade expressa-se – entre outras formas - através de sorrisos, que por sua vez, fazem sorrir outras pessoas mesmo sem saberem a razão da felicidade do adepto.
Embora todos saibam estas coisas, nem sempre elas são realidades científicas. Por isso, saber, cientificamente, que uma simples exposição a um sorriso ajuda na melhoria das pessoas com depressão, é muito útil para aqueles que lidam diariamente com pessoas deprimidas.
Foi o que conclui o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, num estudo realizado a 160 pessoas diagnosticadas com depressão, conclusão essa, que vai ser apresentada em Janeiro de 2007 na reunião anual da Sociedade para a Personalidade e a Psicologia Social (SPSP) em Memphis, Tennessee (EUA).
É uma investigação portuguesa que merece ser reconhecida, mas, fica aqui uma questão para pensar: será que uma pessoa deprimida aceita bem que os outros lhe sorriam?!
5 Comments:
boa pergunta, sinceramente eu penso que nao mas... existem excepcoes a regra.
jinhos
A resposta foi dada pelos resultados do estudo.
Não foi dada porque o estudo foi feito com fotografias de sorrisos, o que é deferente de sorrisos reais!
Errata: onde se diz "deferente" deve dizer-se "diferente"
Qualquer pessoa reage bem a um sorriso desde que não seja aquele sorriso estúpido que os funcionários de TMN lhe dão quando não sabem como resolver a questão em causa. Este é mesmo irritante!
Enviar um comentário
<< Home