segunda-feira, junho 04, 2007

Pressão Psicológica no Trabalho


Uma reportagem da Antena 1 emitida no Domingo, dia 3 de Junho, abordou a questão do “Assédio Moral” ou “Bullying” como se designa na língua inglesa, e que significa a pressão psicológica exercida por uma pessoa sobre outra, no local de trabalho, sendo que a pessoa que sofre a pressão se encontra numa posição inferior dentro da organização.

A posição inferior é normalmente considerada em termos hierárquicos mas não é condição “sine qua non”, o que significa que qualquer pessoa com algum poder sobre outra dentro de uma organização pode exercer “Assédio Moral”.

Esta pressão pode ser exercida de múltiplas formas, e tem como consequência o mal-estar contínuo da vítima, que acaba por ter problemas noutras áreas da sua vida.

Apenas trazemos este assunto aqui porque se concluiu no referido programa que este tipo de assédio está actualmente em crescimento.

Ora, queremos aqui referir que este problema apenas se coloca agora devido à evolução no mundo do trabalho, uma vez que antes a pressão não era psicológica mas física. Não podemos esquecer que o primeiro trabalho era escravo.

Assim, não é a “pressão psicológica” por si que está em crescimento, mas antes a atenção para a mesma, dado que antes a pressão era ainda mais grave.

Serve este exemplo também para confirmar que a psicologia é uma ciência, e os psicólogos uma profissão, que surgem na cadeia evolutiva após a medicina e os médicos, porque tratam de doenças físicas.

Etiquetas: , , , , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu sofro de uma grande pressão psicologica no meu serviço e não sei como agir ou o que fazer, estou com medo. Hoje fui apelidada de mentirosa na sexta-feira fui ameaçada. Estou desesperada.

01:07  
Anonymous Natally said...

Olá estou trabalho em uma empresa a um ano, rescentemente fui promovida, minha emcarregada era um amor de pessoa, mas infelismente ela foi demitida, então contrataram outra pessoa pra o lugar dela, achavamos que ela seria uma boa encarregada mais depois de alguns dias se mostrou uma verdadeira bruxa, no lugar onde ela trabalhava tambem tinha um certo poder e ninguem gostava dela por esse mesmo motivo, ela ja me mandou para a sala do RH e me chamou de mentirosa e disse que eu queria me passar por vitima. O que eu fasso não tenho mais vontade de ir para o trabalho e choro toda noite porque ela sempre arruma jeito de discutir comigo, e o pior depois vem dado uma de amiga.
estou em um beco sem saida.

13:25  
Blogger sl said...

Contacte diretamente através do painel lateral onde diz "contactar o autor" e ser-lhe-á enviada a resposta particularmente.

00:14  

Enviar um comentário

<< Home