sexta-feira, março 16, 2007

Portugueses Anestesiados!

Medicamentos novos no mercado: nem sempre mais eficazes
img de:

Segundo a Notícias Magazine, nº 771, de 4 de Março, citando o Infarmed, no ano passado, os medicamentos que mais se venderam em Portugal foram os psicofármacos.

Isto significa que a maior parte das pessoas procurou o médico para tratar de problemas causados por desiquilibrios psicológicos, como ansiedade, depressão, problemas de sono, dificuldades de concentração, stress, etc.

Perante as exigências da vida actual, com dificuldades de nível financeiro, problemas de desemprego, relações conjugais e familiares problemáticas, exigências por bons resultados no trabalho, na escola, com os filhos, etc., cada vez mais as pessoas vivem nos limites das suas capacidades, e o corpo - e a mente - acaba por não aguentar o esforço exigido.

O que todos parecem esquecer - os doentes e os serviços de saúde - é que os medicamentos actuam diminuindo os sintomas mas não tratam as causas - nomeadamente quando são de origem psicológica.

E a questão colocada pela revista faz todo o sentido: estarão os portugueses a atenuar o sofrimento e o mal-estar, ou estarão apenas a ser anestesiados?!

Etiquetas: , , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Num país que está tão deprimido, não se espera outra coisa. Dá para anestesiar e esquecer um pouco...

16:53  

Enviar um comentário

<< Home