quinta-feira, janeiro 11, 2007

A lei da selva!...


img de:

Retratamos aqui a expressão de uma pessoa que dizia que quando caminhava na rua não se desviava dos outros, pois considerava que os outros é que tinham que se desviar dela…

Saddam Hussein foi um líder que alcançou o poder graças às circunstâncias de que a sua vida, a sua personalidade e o seu país permitiram. A sua ambição levou-o ao domínio de um povo, que era constituído pelos que o apoiavam e pelos que eram obrigados a apoiá-lo. Pois eliminava que ousasse enfrentá-lo.

Embora o seu percurso de vida não tenha sido todo negativo nem resultante sempre de acções por ele concertadas, queremos aqui referir o facto de ter sido um dos maiores líderes do mundo, apesar de ter nascido pobre e em ambiente hostil. Por aqui se pode concluir que dificilmente a ambição de uma pessoa pode levar tão longe.

No entanto, após ter sido uma das pessoas mais ricas do mundo, com dezenas de palácios construídos pelos mais luxuosos materiais, e tudo o mais que em termos materiais e de poder é possível obter, terminou a sua vida no limite do tolerável em termos humanos, com uma morte provocada por outros e exposta para todo mundo mais evoluído, como nenhuma outra houvera.

Em poucos anos passou do máximo que uma pessoa pode ambicionar ao pior que lhe pode acontecer.

Se Saddam Hussein aceitasse negociar com os Estados Unidos a retirada do Koweit, se aceitasse que os supervisores da ONU investigassem se tinha ou não tinha armas, se soubesse por algum momento ceder às pressões de que era alvo, provavelmente hoje continuaria a ser o presidente do Iraque, ou mesmo um ex-presidente respeitável.

Fica aqui a mensagem de que, aqueles que ousam não parar quando pelo caminho se cruzam outros, devem pensar melhor qual a sua posição na vida, pois aqueles com quem nos cruzamos, embora possam aparentar maiores fragilidades que as nossas, podem na realidade ser mais fortes.