Televisão vs Censura Moral
img de:
Na semana passada tivemos alguns dias de temperaturas muito elevadas. Ao terceiro dia de calor, no telejornal da RTP, uma das notícias abordou a questão dos incêndios sendo que esta abordagem se referia a um estudo em que se concluiu que só uma minoria dos incêndios em Portugal tem origem intencional. Para ilustrar a reportagem mostraram-se as imagens passadas do país a arder.
Por todo o mundo, após a divulgação do enforcamento de Saddam, se relataram casos de pessoas, até crianças, que imitaram o ditador. É, portanto, conhecido o poder de influência da televisão nos seus espectadores.
A questão que se coloca é porque motivo a notícia sobre a origem dos incêndios é publicada exactamente nos dias de maior calor do ano, e porque motivo é ilustrada com imagens do fogo?!
Ainda que o estudo apresentado seja verdadeiro, não seria essa notícia a forma de accionar os estímulos dos incendiários que por ventura estivessem adormecidos?! Ou será que há mesmo intencionalidade na notícia?!
Não estaremos nós já no tempo de ter uma censura moral por parte dos editores uma vez conhecido o efeito das publicações nos consumidores!?
É certo que o povo gosta de notícias de choque, com sangue, suor e lágrimas, e por ventura até cometerão crimes só para aparecerem na televisão. Mas o povo não tem só de se saciar, tem também de ser educado. E a educação é feita de exemplos. Cabe a quem tem o poder decidir o que deve transmitir para servir de exemplo!
Pena é que quem tem o poder apenas pense em ter ainda mais poder, à custa da ignorância, do sangue, do suor e das lágrimas do povo!
Etiquetas: educação, fogo, incêndios, notícias, psicologia, televisão
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home