sábado, julho 14, 2007

Comer e Deitar Fora

204934_FastFoodPilarOlivaresReutersok.jpg
img de:

A notícia já tem alguns dias mas merece ser aqui destacada. O comissário europeu da Saúde, Markos Kyprianou, propõe, para combater a obesidade infantil nas crianças, o exercício físico diário nas escolas e pede ajuda à indústria para combater o aumento de peso das crianças - admitindo a União Europeia de vir a proibir os anúncios publicitários à "fast food".

Embora seja difícil impedir este tipo de publicidade devido ao poder manipulador dos publicitários (veja-se o que acontece com a prostituição que é proibída, mas os anúncios estão em todo o lado, disfarçados de massagens, etc.), é de louvar esta ideia porque o mundo deve evoluir suportado pelo poder político, e não pelo poder comercial e económico.

Agora falta saber se os "estados unidos" da Europa são capazes de anular um produto massificado pelos Estados Unidos da América. Pois tudo não é mais que uma luta entre as duas realidades civilizacionais.

Por parte de Portugal, esta perspectiva-se uma luta perdida, e a justificação de Portugal ser o país europeu mais próximo dos EUA, não é o motivo. A verdade é que os Portugueses continuam a valorizar as importações "plásticas" da América e a não valorizar o que é português e europeu. O cinema é disso o melhor exemplo: já alguém viu algum filme americano em que a comida não seja hamburguer ou pizza?!


Etiquetas: , , , , , ,